Aposentadoria

Aposentadoria

Vilã da escola

Vamos falar da maior vilão na secretaria de uma escola. A Aposentadoria. Vilã porque o expediente de aposentadoria é, sem dúvida, o mais trabalhoso na secretaria de uma escola. Ele consiste basicamente em arrumar todos os problemas administrativos que ocorreram ao longo de toda a vida do servidor.

Assim, se o servidor teve uma vida simples, o expediente é simples, se o servidor teve uma vida complicada, cheia de admissões e dispensas, licenças saúde negadas, mudanças de categoria, mudanças de cargo, inclusões de tempo de outras esferas, o expediente é complicado.

Vilã porque esse expediente desgasta em demasia o funcionário que o instrui por conta do excesso de burocracias e de depender, em grande parte, de serviços que devem ser realizados por outros órgãos(p.ex.: Retificação BFE de outra Diretoria de Ensino, publicação de Licença Saúde pelo DPME, etc) que nem sempre tem a disponibilidade de atendimento imediato às solicitações do servidor; e escolas (apostilamentos, levantamentos feitos à vista dos livros ponto e etc) e ao interessado que, em tese, já cumpriu os requisitos para aposentadoria e fica ansioso com o deslinde do feito.

De volta ao básico

O expediente de aposentadoria tem duas fases importantes.

  • Fase de Contagem de Tempo (antes chamada de liquidação de tempo);
  • Fase de Aposentadoria propriamente dita.

Se você ainda não começou o expediente (ou se nem sequer sabe por onde começar) siga o link da Contagem de Tempo.

Se já existe uma Certidão de Validação de Tempo de Contribuição no PUCT do interessado, siga o link do abono de permanência e, depois, o da aposentadoria.

Aposentadoria por Invalidez

Aposentadoria por Invalidez Relatório de Situação Funcional